there's no more 'wait and see'

ontem estava ouvindo 'ease your feet in the sea', que foi durante muito tempo a música do Belle and Sebastian que eu mais gostava. 

e guarda seu mistério até hoje; nunca soube bem do que falava, somente que era de um grande sofrimento, sem consolo possível, até levar ao abandono, a desistência das pessoas ao redor (i left you dry).

o mistério da canção é que é sua história é muito consistente, é quase certo que há uma inspiração real envolvida na sua composição. enfim, resolvi consultar o "interpretador" virtual de músicas para descobrir do que se tratava. e o resultado foi algo que nunca pensei antes: suicídio. Suddenly, without a warning...

sempre me pareceu uma música sobre a auto-destruição, um colapso nervoso, o sofrimento que leva à loucura, ao fundo do poço irrecuperável. I could see the house where you gave all you time and sanity... mas nunca tinha pensado em suicídio.

um ponto a favor dessa interpretação é que o álbum todo é sobre desajuste, perdas, marginalização. Sobre o futuro brilhante que não se cumpriu. Sobre recuperar a compostura, dar uma volta no parque e tomar seu Valium. Sobre promessas não cumpridas, confiar e ser enganado. Sobre estar estagnado, não consegui crescer, deixar as coisas para trás e criar outros laços, ter empatia. Sonhos, desejos, esperança, pretensão, diversão desesperada, egocentrismo.

Could you put a face to someone else's eyes?
Is it someone that you'd maybe recognize?
But it all fades into morning when you open your eyes

não sei se eu já sabia, há 12, 13 anos atrás, que eu amava tanto esse álbum por ele ser tão próximo da minha vida, daquele fim da adolescência e início da juventude tão dolorosos. e imaginava o cantor como um amigo, alguém que poderia estar ao meu lado e dizer

Ease you're feet off in the sea
My darling it's the place to be
Take your shoes off curl your toes
And I will frame this moment in time
Troubles come and troubles go
The trouble that we've come to know
Will stay with us till we get old
Will stay with us till somebody decides to go
Decides to go.


e isso aplacou minha solidão muitas, muitas vezes. 

Postagens mais visitadas